sábado, 28 de junho de 2008

Vinho do Dia 2

Casillero del Diablo

Reserva

Shiraz 2006

Chile - Valle Central

Notas del Enólogo:

Un Shiraz frutal; moras y ciruelas maduras bien complementadas con toque de pimienta, vainilla, café y chocolate. De textura plena en boca es un vino sabroso, de buen cuerpo y taninos dulces y suaves.

Maridaje:

El vino perfecto para comidas especiadas, carnes y aves de caza grilladas o platos a base a cordero.

Visitei a Concha Y Toro no Natal de 2007. Trata-se de um grande império do vinho. Suas instalações são lindíssimas e ficam a apenas 20 minutos do centro de Santiago.

Lá mora o Diabo e eu o vi. A história conta que Don Melchor, fundador da casa, havia notado o furto freqüente de seus melhores vinhos. Para evitá-lo, espalhou que havia feito um pacto com o Diabo e que doravante o Demônio iria habitar a cave onde os vinhos amadureciam.

Com efeito, o problema dos furtos foi resolvido. Sucede, porém, que ninguém mais quis trabalhar nas propriedades de Don Melchor. Daí um outro grande problema, que o levou a escrever na entrada da cave:

"No hay Diablo, Leso!"

Alguma coisa do tipo, Não existe Diabo, Tonto.

O rótulo ainda diz o seguinte:

"Hace más de 100 años, Don Melchor de Concha y Toro, se reservó una partida de los mejores vinos que producía. Y para alejar a todo extraño de esa guarda tan especial comentó que en aquel lugar habitada el Diablo. De abí su nombre: Casillero del Diablo"

Preço: de R$ 25,00 a R$ 35,00

É uma excelente relação custo-benefício e nada fácil encontrar outro vinho tão bom por este preço. Para mim, este Shiraz está melhor que o Cabernet Sauvignon e Carménere da mesma linha e safra. Não sei ainda o Merlot e tampouco o Pinot Noir, que já estão no Brasil (safra 2006).

Neste Shiraz 2006, encontrei notas evidentes de cassis, amoras, morango e frutas vermelhas tanto no aroma e quanto na boca. Enfim, um vinho muito bom.

É isso aí.

Nenhum comentário: